segunda-feira, 11 de setembro de 2017


AVALIAÇÃO DE HABILIDADE E CONVIVÊNCIA: DINÂMICA DA CANOA

No final do 1º Trimestre, os estudantes do 1º Período, mediados pela monitora Simone, realizaram a Avaliação de Habilidade e Convivência que consiste em um dos instrumentos da Pedagogia da Alternância o qual explora os Pilares da Educação: “Saber Fazer”, “Saber Ser” e “Saber Saber”.
A Atividade com o Tema “Minhas Habilidades e Convivências nas Atividades Práticas” (“Saber Fazer”) foi desenvolvida através da “Dinâmica da Canoa” com o propósito de explorar Valores Humanos como a Responsabilidade, a Cooperação e a Solidariedade.
Para o desenvolvimento da Dinâmica, as crianças organizaram uma Roda e cada uma segurou em uma parte de um lençol azul que simbolizava o “Mar”, tendo uma Canoa de papel no meio.
A turma deveria cantar a Cantiga “A Canoa Virou” (Domínio Público), balançar o lençol como se fossem as “Ondas do Mar” e evitar que a “Canoa” caísse fora do “Mar”.
Cada estudante cujo nome era mencionado na Cantiga, deixava de participar da Brincadeira.
No final da Dinâmica, restou apenas uma criança que não conseguiu manter a “Canoa no Mar” sozinha.
Com o término da Brincadeira, foi realizada uma Roda de Conversa, conduzindo as crianças a refletirem sobre a importância dos amigos e da família e sobre o Trabalho em Equipe.
Por fim, os estudantes produziram um Texto Coletivo e Ilustrações Individuais da “Dinâmica da Canoa”, orientados pela monitora Simone.
A Atividade foi muito significativa, lúdica e divertida para as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário